No momento de escolher um curso superior é importante levar em consideração determinados fatores que poderão influenciar diretamente o valor que retirará da sua escolha, e o impacto que a mesma terá no seu futuro.
Um desses fatores é a sua vocação, uma vez que tentar seguir uma carreira profissional para a qual não possui qualquer tipo de vocação, nem sequer lhe interessa, pode revelar-se contraprodutivo em muitos aspetos.
Outro fator, e talvez ainda mais importante do que o anterior, é a empregabilidade do curso escolhido. Infelizmente, uma boa parte dos cursos mais populares entre os Portugueses oferece um nível de empregabilidade muito baixo, o que faz com que acabemos por ter imensos licenciados a executar tarefas profissionais que não requerem qualquer tipo de competência de carácter mais académico.
De modo a evitar que o seu investimento de tempo e dinheiro no ensino superior acabe por não surtir os resultados profissionais desejados, é importante informar-se bem sobre quais os cursos superiores com maior taxa de empregabilidade em Portugal.
Desta forma, terá a oportunidade de realizar uma escolha mais sensata. De modo a ajudá-lo neste processo, de seguida listamos os cursos superiores através dos quais terá melhores oportunidades de vir a conseguir emprego na área desejada.
Cursos superiores com maior empregabilidade em Portugal
Emprego garantido
De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior, são mais de 30 os cursos com “emprego garantido”. Ou seja, estes cursos apresentam uma taxa de desemprego de 0%. No topo dessa lista está enfermagem, aparecendo como um curso sem desemprego em 7 instituições de ensino:
- Universidade Católica Portuguesa;
- Universidade do Algarve;
- Escola da Cruz Vermelha Portuguesa;
- Escola Superior de Saúde Egas Moniz;
- Escola Superior de Saúde Atlântica;
- Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja;
- Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.
Para além da enfermagem, a área da saúde tem diversos outros cursos com grande empregabilidade, como é o caso de Farmácia, Medicina, Ortóptica, Terapia da Fala.
Outro grupo de cursos que tende a ter excelente empregabilidade é o das engenharias. Entre elas, destacamos:
- Engenharia Informática;
- Engenharia Geológica e de Minas;
- Engenharia Naval e Oceânica;
- Engenharia de Proteção Civil.
Outros cursos superiores de topo:
- Química;
- Matemática;
- Gestão de Empresas;
- Educação Básica.
Há outros cursos que não oferecem uma empregabilidade de 100%, mas andam lá perto, entre eles:
- Agronomia;
- Línguas Aplicadas;
- Economia e Contabilidade;
- Saúde Ambiental;
- Cardiopneumologia.
Estes são os cursos superiores que costumam ter mais saída em Portugal. Isto não implica que haja mesmo garantia de emprego, mas a esmagadora maioria dos formados consegue arranjar trabalho na área.
O nível exato de empregabilidade poderá variar ligeiramente de universidade para universidade. Ou seja, o mesmo curso tirado na Ualg e tirado na Universidade Católica Portuguesa poderá apresentar uma taxa de empregabilidade ligeiramente diferente. No entanto, regra geral, qualquer um dos cursos aqui mencionados representa uma excelente aposta.