Está a ponderar entrar na carreira de intermediário de crédito? Existem várias condições a cumprir para que se possa tornar um Intermediário de crédito, que incluem ser autorizado pelo Banco de Portugal, ter nacionalidade da União Europeia, domicílio profissional em Portugal, seguro de responsabilidade civil, certificação em comercialização/intermediação de crédito e uma avaliação positiva de idoneidade.

A verdade é que, com a crescente importância que a intermediação de crédito tem assumido para os consumidores, para o sistema bancário e para o sistema financeiro em geral, a área tornou-se atrativa e muito competitiva, tornando-se necessária a regulação. Neste sentido, algumas instituições desenvolveram cursos de formação de forma a capacitar os intermediários de crédito e profissionalizar os consultores da área.

Mas afinal, o que é um intermediário de crédito?
Um intermediário de crédito é uma figura que tem ganhado particular relevo no setor financeiro ao atuar como um elo entre os clientes e as instituições de crédito. Muito resumidamente, as suas funções passam por facilitar o processo de concessão de
crédito, tornando-o mais eficiente e transparente para todas as partes envolvidas.

Curso para Intermediário de Crédito: O que precisa saber

Para se tornar um intermediário de crédito certificado, é necessário completar uma formação específica. Esta formação geralmente inclui dois ou três cursos, dependendo da área de especialização que pretende seguir:

1. Curso Intermediários de Crédito (25 horas)
2. Curso Comercialização de Crédito aos Consumidores (25 horas)
3. Comercialização de Crédito Hipotecário (25 horas) (opcional)

Estes cursos são oferecidos por várias instituições, incluindo o Instituto de Formação Bancária (IFB), a Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI) e a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).
No caso da IFB, oferece um curso de Certificação em Intermediação de Crédito de 25horas, em regime e-learning. A ESAI mantem o mesmo número total de horas, mas divide o seu curso de Certificação em 5 módulos. A ASFAC oferece uma formação para a certificação que se subdivide em dois ou três cursos.

Custo da Formação para Intermediário de Crédito
O custo da formação depende da instituição a ministrar os cursos e os preços podem oscilar consideravelmente, dependendo da modalidade selecionada. Por exemplo, o curso online do IFB custa 92€, ao passo que o presencial chega aos 1 198€.

Conclusão
Tornar-se um intermediário de crédito pode abrir muitas portas no setor financeiro onde, com a formação adequada, poderá ficar bem posicionado para ajudar os seus clientes no complexo mundo do crédito.