Um estudo levado a cabo por pesquisadores da Goldman Sachs revela que a Inteligência Artificial (IA) pode vir a automatizar cerca de 300 milhões de empregos só nos Estados Unidos, sendo que 80% desses cargos são atualmente ocupados por mulheres.

Entre as profissões que se prevê que venham a ser mais atingidas incluem-se os cargos de escritório (maioritariamente trabalhadores administrativos). Já nas profissões fisicamente exigentes ou ao ar livre o efeito da IA será mínimo.

Neste momento, os Estados Unidos são líderes no campo da Inteligência Artificial, contudo esta nova tendência irá espalhar-se por todo o mundo, e Portugal não será exceção.

O mesmo estudo revela ainda que nos Estados Unidos e na Europa, aproximadamente dois terços dos empregos atuais “estão expostos a algum grau de automação da IA” e até um quarto de todo o trabalho pode ser feito completamente pela IA.

“Embora o impacto da IA ​​no mercado de trabalho provavelmente seja significativo, a maioria dos empregos e indústrias está apenas parcialmente exposta à automação e, portanto, é mais provável que seja complementada em vez de substituída pela IA”, acrescentaram os pesquisadores.

Para terminar, e se acha que o seu cargo atual pode estar em risco descubra aqui os Melhores Cursos Online em Portugal para se requalificar profissionalmente.