Muitas vezes ouço as pessoas a comentar: “Estudar para quê?” ou “Andou tantos anos a estudar e agora não arranja emprego …”

Mas, e se não estudar consegue emprego? E que tipo de emprego?

Eu sempre acreditei e continuo a acreditar que apostar na formação é apostar no futuro, e espero que cada vez mais pessoas pensem assim.

Hoje deparei-me com um gráfico da PORDATA (pode ver abaixo) que demonstra que o mercado de trabalho em Portugal está a mudar.

Como se pode verificar a % de empregados por conta de outrem com o 9º ano (ou inferior) tem vindo a diminuir há vários anos, ao passo que a % com 12º ou curso superior tem vindo a aumentar, e representa já mais de 50% do total do emprego por conta de outrem.

emprego por conta de outrem vs escolaridade

É perfeitamente lógico que assim seja dado que as gerações mais velhas que se reformam – e que por isso saem do mercado de trabalho – têm no geral escolaridade mais baixa que as novas gerações que entram.

Mas o meu ponto é o seguinte, e é dirigido sobretudo aos jovens de hoje…

Os jovens que agora não apostarem na sua formação, e não obtiverem no mínimo o 12º ano ou equivalente, daqui a alguns anos serão uma minoria e certamente ocuparão os cargos mais baixos e mais mal pagos nas empresas.

Repare que há apenas 10 anos atrás (em 2005), os empregados com 12º ano e superior representavam pouco mais de 30% e hoje já ultrapassam os 50%. Um aumento de cerca de 20% em apenas 10 anos.

E, a manter-se este ritmo, daqui 15 anos ocuparão mais de 80% dos empregos por conta de outrem…

Por isso, não se deixe ficar para trás … Aposte na sua formação!

Existe uma grande oferta de cursos financiados, e por isso poderá concluir o 12º ano e ao mesmo tempo obter algum tipo de remuneração. Mas o mais importante é mesmo aumentar as suas qualificações para não ficar para trás.

Para finalizar, recomendo 2 sites que divulgam ofertas de formação financiadas:

> Portal Cursos Financiados Clique AQUI e o site: http://www.formacaofinanciada.com.pt/




Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo: